quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Artigo sobre Oliveira de Azeméis

Texto do artigo:
"Só passaram 32 anos após ser obtida esta fotografia do centro da então vila de Oliveira de Azeméis. Ao longo da Avenida Dr. António José de Almeida podemos observar a construção do Cine-Teatro Caracas após a demolição do Avenida-Cine. Logo à esquerda acabada de ser aberta a Rua Cesar de Pinho e à direita podemos também ver o inicio da abertura da Rua Dr. António Luís Gomes que o povo rebatizou de “Rua dos Jeitos” mas que, efectivamente, fez muito jeito na altura para o alargamento da vila. Nessa área, durante os últimos 30 anos , construiu-se imenso e o seu prolongamento já vai até Santo António.

A Zona Industrial ainda não existia e Lações era um pequeno lugarejo dos arredores, assim como Outeiro e a Giesteira já na Freguesia de Santiago Riba-Ul.

Na Rua Dr. Albino dos Reis, à esquerda do edifício da Câmara, não havia ainda nenhuma conscrução e a variante ainda estava no tinteiro.

Como Oliveira de Azeméis se desenvolveu. Por esta fotografia podemos atestar como, no pós-25 de Abril , o poder autárquico teve a sua influência e a cidade que hoje é tem outra dimensão, outra pujança que então não tinha. Os investimentos particulares também tiveram a sua influência. Tudo mudou. Mas é observando esta fotografia que podemos comparar e avaliar o que Oliveira de Azeméis progrediu. É que é o passado que explica o presente."
in Revista Com Tradição de João Rodrigues Ramalho

Sem comentários: