terça-feira, 14 de agosto de 2012

António Bernardo da Costa Pinto


Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis entre 1860-1861.

Nascimento
1805 – Oliveira de Azeméis

Falecimento
15/10/1884 – Oliveira de Azeméis

Mandato(s)
1860-1861

Elementos Biográficos
Ficou órfão aos 14 anos, responsabilizando-se pela educação dos seus irmãos, todos mais novos do que ele: José da Costa Sousa Pinto Basto (que viria a ser Par do Reino) e Bernardo José da Costa Basto.

Dedicou-se à política durante 40 anos, militando, primeiro, no Partido Histórico e, depois, no Partido Progressista. Durante esse período, exerceu os cargos de Juiz de Direito Substituto, Administrador do Concelho e também o de Presidente da Câmara. Antes disso, ainda durante o Antigo Regime, tinha sido Vereador da Câmara e Capitão de Ordenanças. Desse posto, pediu a demissão para amparo dos irmãos, alegando que tinha sido incorporado por desavenças pessoais com o comandante da Companhia de Ordenanças, visto que sofria igualmente de incapacidades físicas que o impossibilitavam para o serviço. Face ao exposto, o Rei concedeu a dispensa do serviço activo em 1833.

Em 1846, organizou um Batalhão de Voluntários pela Junta do Porto, que se manteve em combate até à assinatura da Convenção de Gramido. Nessa altura atingira a patente de Tenente-Coronel. Terá rejeitado, nessa ocasião, algumas distinções nobiliárquicas, que lhe foram propostas.Nesse ano fez igualmente parte da vereação da Câmara, situação que repetiu em 1852.

Em 1870 exerceu, por um período de alguns meses, o cargo de Administrador do Concelho. No ano de 1878, apresenta à Câmara uma proposta para a expropriação de um terreno que possuía e era necessário para a construção da estrada para S. Martinho da Gândara. Ainda nesse ano, substituiu, a pedido do mesmo o arrematante das contribuições municipais na cobrança dos impostos.

Em 1880, pede escusa do cargo de presidente do Asilo por ter atingido os 74 anos de idade. O seu feitio conciliador valeu-lhe a alcunha de “Juiz de Paz”, por tentar encontrar sempre uma forma de conciliar os conflitos, tanto na esfera pública como privada. Talvez por isso o seu funeral foi acompanhado por representantes de todas as forças políticas, como forma de homenagear a sua personalidade e conduta.

Após a sua morte, a vereação da Câmara decidiu prestarlhe homenagem, mandando fazer um retrato para colocar na sala de sessões.

Acontecimentos Marcantes do(s) Mandato(s)
Para o período em causa, não possuímos os livros de actasque nos permitam fazer a caracterização do mandato.

fonte:
Livro - Presidentes da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis 1 8 0 0 - 2 0 0 9
Edição e propriedade
Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis

Sem comentários: