sábado, 26 de abril de 2014

Oliveira de Azeméis uma obra que não se fez

Em 1929 do arqt.º Agostinho da Fonseca, apresentou À Câmara de Oliveira de Azeméis, presidida pelo Sr. Alfredo Fernandes de Andrade, um projecto, para uma Avenida que ligaria a Praça José da Costa à Lage, onde entroncava com a Estrada Nacional n.º 10 (hoje E. N. n.º 1) quase em frente ao Chalé da Lage na hoje Rua António Bernardo.
Essa avenida teria a largura de 20 metros e seria ladeada, segundo o projecto, por boas construções, tendo no eixo um passeio devidamente ajardinado com motivos decorativos (pequenas fontes, estatuetas, etc.).
Na ligação da referida avenida com a Praça José da Costa haveria uma rotunda onde se projectava construir o Monumento aos Mortos da Grande Guerra.
Ao fundo da mesma praça (lado norte) seria construído o novo edifício da Câmara Municipal, havendo aí uma ligação à Estrada Nacional.
Esta Avenida que seria, como dizia o autor do projecto, “um grande passo dado para o progresso desta linda terra”, foi preterida em favor da actual Avenida Dr. António José de Almeida.
 
 
Fonte: Revista "Com Tradição" n.º 4 de Maio de 1994

Sem comentários: