sábado, 9 de junho de 2012

Asilo da Infancia Desvalida (Lar Pinto de Carvalho)

Ilustração do Asilo da Infancia Desvalida de Oliveira de Azeméis retirada da revista o Occidente: Revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro. A publicação onde a ilustração se encontra foi publicada em 10 de Julho de 1912.




Transcrição do artigo da revista o Occidente relativamente a esta ilustração:

"Na vila de Oliveira de Azemeis foi inaugurado em 23 do mez findo, um novo edificio para o Asilo da Infancia Desvalida, cujo aspéto exterior se representa na gravura que acompanha esta noticia, assim como a acompanha tambem o retrato de Manuel de Miranda Castro, um dos fundadores e dos maiores bemfeitores deste asilo, já falecido.
O acto inaugural foi celebrado por uma sessão a que presisiu o juiz da comarca Sr. Dr. Zagallo, tendo por secretarios o Sr. Dr. Carrelhas e o paroco da freguezia Rev. Serafim de Sá Couto.
A sessão principiou por ser lida a correspondencia em que se encontravam cartas dos Srs. Bento Carqueja e Dr. Amador Valente, lamentando não poderem assistir á sessão e felicitando os promotores da festa e o povo de Oliveira de Azeméis, por mais este grande beneficio prestado á vila. Do Sr. Dr. Antunes Guimarães, sobrinho do saudoso bemfeitor Miranda Castro, foi também lido um telegrama desejando todas as prosperidades ao aAsilo, e outro do Sr. Bispo Conde de Coimbra D. Manuel, felicitando a comissão e lamentando que a sua idade e estado de saude lhe não permitissem assistir áquele acto.
Da Sr.ª D. Isabel Maria de Carvalho, agradecendo o convite que recebera e comunicando que resolvera crear um premio denominado, Premio Pinto de Carvalho, para ser conferido anualmente á educanda que prove melhor aproveitamento e comportamento, enviando uns brincos de ouro para serem entregues neste dia.
Os Srs. Dr. Daniel Ribeiro, Dr. Artur Pinto Bastos, D. Prior de Cedofeita, Antonio José Ferreira, Rev. Oliveira de S. João da Madeira, Antonio Maria Kopke de Carvalho e esposa enviaram também agradecimentos.
Enviaram donativos os Srs. Luis Carqueja e esposa, 10$000 réis; Sebastião Alves Ferreira Leite, do Porto, 10$000 réis; Joaquim Ferreira de Castro, de S. Tiago de Riba d’Ul, 5$000 réis, por intermedio do Sr. Dr. Ferreira Alves.
Pronunciaram discursos adequados ao acto, o Sr. Camilo Pacheco da Costa Ferreira, rendendo homenagem saudosa aos fundadores deste asilo já falecidos, e propondo para se nomear uma comissão revisora de contas; o Sr. Dr. Sá Couto, presidenre da comissão administrativa, elogiando a memoria dos falecidos bemfeitores José Pinto de Carvalho, D. Maria Rosa de Jesus Carvalho, Miranda Castro, e a todos que teem contribuido para a benemerita obra de Camilo Pacheco. O Sr. Dr. Carrelha fez varias considerações sobre o ensino e educação pratica a ministrar ás asiladas. O Sr. Dr. Beleza fez a largos traços a historia daquela instituição. O Sr. Fernão de Lencastre, administrador do concelho, felicitou em nome de seu cunhado Sr. Bento Carqueja. O Sr. Camilo Pacheco, lembrando que se desse a cada asilada uma caderneta da Caixa Economica, com 1$000 réis, como fundo de capital. Ainda falaram os Srs. Presidente da camara, Cunha e Silva, Couto e por fim o Sr. Dr. Sá Couto.
A sessão terminou pela entrega de uns brincos de ouro á asilada que melhores provas deu aproveitamento e comportamento conforme a intenção da instituidora do premio a que acima nos referimos. Esta entrega foi acompanhada pelo Sr. Juiz da comarca, com palavras de bom conselho ás asiladas e de incitamento ao estudo.
Por fim foi lavrada escritura de cedencia do novo edificio á Camara Municipal.
Assim terminou esta sessão, que foi ao mesmo tempo uma festa de altruismo altamente simpatica."
fonte: o Occidente: Revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, 35  anno - Volume XXXV - N.º 1207 (10 de Julho de 1912)

Sem comentários: