sábado, 9 de junho de 2012

Teatro Oliveirense

Ilustração do Teatro Oliveirense retirada da revista o Occidente: Revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro. A publicação onde a ilustração se encontra foi publicada em 11 de Setembro de 1884.
Tenho indicações que este edificio situava-se onde actualmente é a Junta de Freguesia de Oliveira de Azeméis.

Transcrição do artigo da revista o Occidente relativamente a esta ilustração:

"É de modesta aparencia este theatro, mas nem por isso deixa de ser um symptoma de civilização que se vae espalhando por todas as terras da provincia.

Foi em 1851 que um grupo de amadores dramaticos se reuniu para levarem a effeito a construção de um theatro em Oliveira de Azemeis, abrindo uma subscripção que chegou a oitocentos e tantos mil réis. Com este recurso e os mais que foram obtendo conseguiram levantar o theatro de paredes, telhado e caixa tendo que parar com as obras por falta de meios.
Entretanto, mesmo assim por concluir, alli se deu uma recita de amadores em 7 de junho de 1855, seguido-se depois outras, com o producto das quaes se fizeram mais algumas obras no theatro.
Em 1861 a camara municipal tomou vinte acções na importancia de cento e tantos mil réis, com o que se continuaram as obras, ficando ainda por concluir até hoje, apesar da actividade dos cavalheiros d’aquella villa os Srs. Dr. Bento Guimarães e José da Silva Guimarães que tem empregado toda a sua boa vontade para a conclusão do theatro.
O theatro comporta 400 pessoas repartidas pela seguinte forma. Platéa 160, galaria 50 e nos doze camarotes de 1.ª ordem e treze da 2.ª ordem 290."
fonte: o Occidente: Revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, 7  anno - Volume VII - N.º 206 (11 de Setembro de 1884)

Sem comentários: