sexta-feira, 8 de junho de 2012

Ilustração dos Paços do Concelho

Ilustração dos Paços do Concelho de Oliveira de Azeméis retirada da revista o Occidente: Revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro. A publicação onde a ilustração se encontra foi publicada em 1 de Julho de 1881.


Transcrição do artigo da revista o Occidente relativamente a esta ilustração:

"A casa dos paços do concelho de Oliveira d’Azeméis, que hoje reproduzimos nas nossas gravuras, começou-se a construir em dezembro de 1844, no logar onde havia um predio pertencente ao monteiro-mór, Manuel António Mendes, que a camara de Oliveira d’Azeméis comprou.
As obras foram suspensas em 1846, por causa dos acontecimentos politicos, continuando depois por arrematação, concluiram-se em janeiro de 1850, mez em que a camara e a administração começaram a funcionar, indo em janeiro de 1851, juntar-se-lhe no mesmo edificio, o tribunal de justiça.
O edificio tem quatro faces, mas a desegualdade da area em que se acha collocado, faz com que em duas das faces tenha tres andares e nas outras duas dois, o que comtudo, não lhe tira o seu magestoso e bello aspecto, sendo com certeza a melhor casa da camara do districto.
No cimo do edificio, vêem-se as armas do reino, olhando para o sul da villa, collocado entre duas linhas, uma que se segue a estrada real, outra a da praça dos Valles.
A casa é ampla, e além de conter em separado os tribunaes judiciaes e administrativo, a sala das sessões da camara e repartição de fazenda, tem ainda varios compartimentos para residencia dos empregados subalternos.
Nos aposentos inferiores do edificio ficam as prisões, em optimas condições hygienicas, a casa do carcereiro e a sala livre.
No tribunal de justiça ha ao fundo a tribuna do juiz, sobre um estrado de tres degraus, e tendo por cima, na parede, o retrato a oleo d’el-rei D. Pedro V, entre cortinas de seda carmezim, encima por uma sanefa dourada. Á direita, sobre um supedaneo, está collocada a cadeira  do ministerio publico e a bancada dos advogados, e á esquerda a cadeira do contador do juiz e a bancada dos jurados. Este recinto é separado do resto da sala por uma têa de balaustrada, de bem acabada mão d’obra.
Na sala das sessões da camara, eleva-se ao fundo uma estrado onde estao as cadeiras, ricamente estofadas, da vereação, e separadas do recinto do publico por uma bella balaustrada.
Sobre a cadeira do presidente estava primitivamente o retrato da rainha a Sr.ª D. Maria II, e hoje está o de el-rei D. Luiz, sob um docel de seda encarnada.
Em fevereiro de 1864 mandou a camara plantar no largo, em frente do edificio, as australias que se vêem na nossa gravura, e que hoje constituem ja um bello arvoredo.
Deemos a ebsequiosa offerta do Sr. João José da Silva Praça, de Oliveira de Azeméis a photographia dos Paços Municipaes, que reproduzimos, e os apontamentos que serviram de base para este artigo."
fonte: o Occidente: Revista ilustrada de Portugal e do estrangeiro, 4. anno - Volume IV - N.º 91 (1 de Julho de 1881)

Sem comentários: